6 de mai. de 2008

EDUCAR

"Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. "
(Anísio Teixeira)


Ontem ao abrir meu orkut tive uma imensa surpresa, um ex-aluno que não estuda comigo há mais de dois anos e nem o vejo faz um tempão, presenteou-me com um depoimento.

Ao ler aquelas simples e sinceras palavras fui tomada pela emoção, pois mesmo sem perceber, fiz a diferença na vida daquele menino levado e espivitado que sempre recebia minhas palavras de carinho com timidez.

Nesse momento, me dei conta da grande responsabilidade que, nós educadores, carregamos conosco e tive a certeza que estou no caminho certo.

Quando escolhi essa profissão, escolhi por amor e, principalmente por acreditar naquilo faço. A sala de aula é o meu palco, lá viro estrela e brilho através da luz que emana no olhar dos meus alunos.

Não saio da minha casa com a pretensão de somente ensinar algo, mas sim, de trocar experiências, explorar o potencial de cada um sem desrespeitar a individualidade de ninguém e, conseqüentemente, aprender mais e mais com tantas histórias diferentes.

Olha, esse meu aluno disse que sou a "melhor professora do mundo", mas mal sabe ele que muito do que sou é conseqüência do aprendizado que tivemos.

Hoje, ao deitar minha cabeça sobre meu travesseiro, dormirei feliz, com a sensação de dever cumprido e com a alma lavada pela magia das palavras daquele menino.

Afinal, ser educador é colocar o amor a frente de qualquer obstáculo, é entrega total, é transpor limites, desatar nós e criar laços que deixarão marcas eternas na alma de quem pratica essa arte.

Que Deus abençoe todos os meus alunos, pessoas especiais que fizeram e fazem de mim o ser "humano" que sou hoje!


Beijos estrelados!!


WV

7 comentários:

Anônimo disse...

É menina-mulher, a Educação entendida como algo que transcende ao ato de ler e escreve é transformação.é saber, é agir e saber é vivência não perdura, sua duraçãpo é a do momento que se faz esse infinito que a Educação abre pra todos nós...adorei!um beijo..

Aline Ribeiro disse...

Tão bom ser reconhecido por quem realmente importa não +e mesmo?

Parabéns pela paixão à tua profissão.

Bjm

Sil disse...

E com gestos assim que a gente percebe o quanto somos importantes pra pessoas.

Salve Jorge disse...

Educar
É du caralho
Pra dizer o mínimo
E seu aluno sabe das coisas
Bem dizendo o máximo...

Anônimo disse...

Boa noite linda menina-mulher!Um beijo e vim dizer que educar é também levantar as dúvidas e dúvida é outro nome da inteligência...beijos

DÉBORA disse...

Amiga você merece as palavras de seu aluno, porque tanto ele como eu sabemos que você é a professora que FAZ A DIFERENÇA.
Beijos

BABI SOLER disse...

Essas supresas são sempre agradáveis.
Adorei tudo aqui.
Um beijo e volte sempre.