13 de mai. de 2008

SILÊNCIO!


"A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras.

Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas.

A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada.

Cuidado com a sedução da clareza!

Cuidado com o engano do óbvio!

De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor,

do viver junto e da cidadania é a audição.

Disse o escritor sagrado: ‘No princípio era o verbo’.

Eu acrescento: ‘Antes do verbo era o silêncio.’

É do silêncio que nasce o ouvir.

Só posso ouvir a palavra, se meus ruídos interiores forem silenciados.

Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar.

Quem fala muito não ouve.

Sabem disso os poetas, esses seres de fala mínima.

Eles falam, sim.

Para ouvir as vozes do silêncio."

(Rubem Alves)


Hoje apenas escutarei o que minha alma tem a dizer e nada mais. Que Deus abençoe o silêncio que se faz em mim nesse momento.


Assim seja!

* Obrigada moça do Vestido Estampado pelo selinho carinhoso!*
WV

5 comentários:

Camilinha disse...

E, é preciso ficar calado,
É preciso não dizer nada, às vezes.
É preciso, muitas vezes,
Recriar invenções...
Deixar prá lá devaneios
E apenas sentir
No balanço do corpo
A respiração...

beijos daqui...

Guilherme Antunes disse...

Ah! O silêncio..

Nos momentos mais belos e intensos da vida, costumamos passar de olhos fechados ou saboreá-los em silêncio.

Talvez assim sejamos O profundo.

O silêncio é, talvez, a única linguagem do Ser.. do coração.

As palavras, ao tentarem expressar a verdade, começam por desbotá-la.

É o lápis de cor diante do raiar do sol, entre as montanhas.

A verdade apontada, escrita, falada, não é o mesmo que a Verdade vivida.

O que a lógica pode dizer daquilo que vai além.

Por isso..

A continuação do silêncio, é o som.
O próximo passo do som, é o silêncio.

Um polo não pode existir sem sua outra parte. Os opostos deixariam de ser, e tudo seria, apenas, como É.

Sem rótulos, sem classificação, sem dualismos.

O que seria do quente sem o frio? Do bem, sem o mal? Da sombra, sem a luz? Poderia eles existir?

Verdade é aquela cuja contradição tb é verdadeira, diz o ditado Zen.

E que além de, qualquer tagarelice minha, possamos saborear o não dito e não expresso, e sim o sentido.

P.S.: Obrigado pelas suas visitas. Gosto mto do seu cantinho!

Salve Jorge disse...

Silêncio
Denso
Imenso
Infinito
Seria bonito
Nessa poluição sonora
Que impera lá fora
E em certas gentes
Aqui dentro
Isso eu enfentro
E me faço oásis...

Aline Ribeiro disse...

é bem aquilo do dito popular: Deus nos deu um boca para falarmos menos e 2 ouvidos para ouvirmos mais.

bjm amada

Laís disse...

Quando vc diz que para ouvir o outro precisamos parar de tagarelar, você tem toda a razão. Eu acrescento que precisamos parar de tagarelar com nosso próprio coração. Porque temos tantos conceitos às vezes a respeito dos outros, que não conseguimos tomar conhecimento da verdade. Um grande beijo para você!